O futebol brasileiro vem passando por uma modernização, os clubes estão adotando uma nova postura, ganhando mais um corpo empresarial do que associativo. Esse modelo de associação faz com que os clubes paguem menos impostos e que não tenham um dono, a diretoria e a presidência é escolhida pelos sócios do clube e pelos conselheiros.
SAF significa ”sociedade anônima de futebol”, ou seja, os clubes agora passam a ser empresas e pode ter sua ações negociadas em capital aberto ou fechado para o mercado.
+Atlético Mineiro perde dois jogadores para o rival
Esse cenário está começando a mudar. Em 2021 foi aprovado aqui no Brasil a lei que regulamenta a transformação dos clubes em empresas de capital aberto ou fechado, consiste basicamente em uma tendência mundial, clubes da Europa já tem esse modelo empresarial a muito tempo e estão colhendo bons frutos.
+REVELADO! Veja o motivo que fez Diego Costa pedir para sair do Atlético
Transformar o clube em empresa é sinônimo de mais investimentos, melhor administração, mais captação de recursos e mais profissionalismo na gestão como um todo.
+EXCLUSIVO: Depois da polêmica, é revelado o valor que será vendido o shopping
Os 3 clubes de Minas estão apostando no modelo SAF
O primeiro clube do Brasil aderir ao modelo é o Cruzeiro, o gigante celeste viu como única alternativa para sair do marasmo. Afundado em dívidas e pelo terceiro ano seguido na série B, o time foi vendido ao craque Ronaldo por 400 milhões de reais por 90% das ações do clube.
O América foi o primeiro clube do país a iniciar as negociações para transformar o clube em empresa, o investimento já estava quase selado com um grupo norte-americano que iria aportar algo em torno de 120 milhões pelo controle do coelho, entretanto o negócio melou e a diretoria está no mercado novamente buscando novos investidores.
O galo não tinha nada na mente sobre se tornar SAF, porém, segundo o jornalista Lauro Jardim, o mecena Rubens Menin já procura um sócio para comprar o clube, segundo o colunista, o empresário bilionário que a muitos anos tem aportado dinheiro no clube pretende usar as dívidas que o clube tem com ele para poder adquiri-lo, as dívidas serão trocadas por ações do clube e o negócio pode sair ainda esse ano.
+Top 5: Confira as maiores vendas do Atlético Mineiro
Siga o FUTEBOL DE MINAS nas redes sociais
Ajude o futebol mineiro a ficar cada vez mais em evidência no Brasil. O site surge como um contra ponto à mídia do eixo Rio-São Paulo. Nosso instagram é @futeboldeminasoficial nosso twitter é @futeboldeminas0 e nosso facebook é futebol de minas oficial.
Sem clubismo, sem fake news e o único portal no Brasil a colocar Minas em primeiro lugar. Clique nos links acima e nos acompanhe
